top of page

Com trabalho de Davi, Amapá recebe o primeiro caminhão autoescada mecânica de sua história

Governador e senador subiram no cesto de salvamento do caminhão Magirus para demonstrar o quanto o equipamento é moderno e seguro. Senador articulou R$ 8 milhões para a compra do veículo.


Fotos: Divulgação


Aconteceu, na manhã desta quinta-feira,27, no estacionamento da Fortaleza de São José de Macapá, a entrega do primeiro caminhão com autoescada ao Corpo de Bombeiros Militar do Amapá. Juntamente com o caminhão, o Corpo de Bombeiros receberá também um autotanque com capacidade de armazenamento de 12 mil litros de água e ainda uma pick-up a serem utilizados no combate a incêndios e salvamento pela corporação.


O recurso, na ordem de R$ 8 milhões, adquiridos através de articulação do mandato do senador Davi Alcolumbre (União), ainda em 2019, possibilitaram a aquisição do equipamento, considerado o mais moderno do mundo, dotado de escada mecânica, acionada por mecanismo hidráulico, controlada por sistema eletrônico e gerenciado por meio de computador. De acordo com especialistas, o equipamento é considerado indispensável para o combate a incêndios, o salvamento de vidas e o resgate em prédios altos conforme verticalização da cidade que tem ocorrido de uns anos para cá.



O senador ressaltou a importância desse novo equipamento na modernização do CBM/AP. “Com a verticalização das cidades e com edifícios cada vez mais altos, é preciso, também, que os estados estejam preparados para prevenir e combater qualquer tipo de intercorrência envolvendo este novo formato das cidades. E, agora, o Amapá está pronto para atuar em resgates de pessoas e combate a incêndios de forma mais eficiente, segura e dinâmica. Dessa forma não ficamos mais atrás de nenhum outro estado”.


Davi destacou ainda que esse foi um sonho de três anos que agora pode ser concretizado. ”Desde 2019, quando empenhamos o recurso, aguardamos por esse momento; uma escada considerada a mais moderna do mundo que agora equipa nosso Corpo de Bombeiros, foi ,inclusive, a primeira licitação internacional do governo do Amapá, que demorou o tempo devido, mas que, nesse momento torna realidade a utilização desse equipamento na preservação da vida e combate a sinistros em todo o estado”, frisou o parlamentar. Vale lembrar que o Amapá era uma das duas únicas unidades da federação, junto com o Acre, que não possuía um equipamento dessa magnitude.



O governador do estado, Clécio Luís, pontuou que esse equipamento será um divisor de águas quando se fala em salvamento e atendimento à população. “Para se ter uma ideia, o valor total desse equipamento é superior a todo o orçamento geral destinado à Corporação. Essa escada foi produzida na Alemanha, com a mais alta tecnologia e é única no Brasil, feita especialmente para o Amapá. Uma grande conquista ,fruto do empenho do senador Davi Alcolumbre. Esse equipamento muda completamente a nossa retaguarda de defesa, de segurança social e de salvamento no Amapá”, afirmou.


O Comandante Geral do CBM/Ap, Cel. Alexandre Veríssimo, ressaltou a capacidade de atendimento da Corporação com a aquisição do equipamento. “Muda completamente a nossa dinâmica, já que os militares bombeiros, em caso de sinistro ou outra intercorrência, poderão de forma mais ágil e rápida, utilizando o elevador que compõe a escada, sair do solo até o local em um alcance de 55 metros em 37 segundos, principalmente em situações complexas como são as que atingem grandes alturas”.



Vinte e seis bombeiros militares foram capacitados para operacionalizar o equipamento; 5 deles viajaram até a Alemanha para receber o treinamento necessário a fim de utilizar a escada fabricada pela tradicional empresa Magirus. ”A partir de hoje o Amapá já conta com uma equipe plenamente capacitada para utilizar o equipamento, que graças ao governo do estado e ao senador Davi, faz parte de nossa corporação para atender e socorrer a população amapaense sempre que se fizer necessário”.


As tratativas para compra do veículo inovador tiveram início ainda na gestão do ex governador e atual ministro da Integração e Desenvolvimento Regional , Waldez Góes e foram continuadas pelo atual governador do Amapá. Para Alcolumbre, essa sintonia entre o Executivo estadual e a Legislativo federal é primordial na luta pelo desenvolvimento estadual. . “Como parlamentar escolhido pelo povo do meu Amapá, eu me sinto muito honrado por ter contribuído para conseguir esse importante veículo para nosso povo. A partir de agora, estamos mais seguros e prontos para o enfrentamento de intercorrências em nosso estado, com segurança e eficiência”, finalizou.



Comments


Mais Lidas

bottom of page