Crime organizado: PF desencadeia Operação Araguari em Ferreira Gomes e Macapá
A ação é um desdobramento das Operações Alfaiate e Godzilla, deflagradas em dezembro de 2022 e em janeiro de 2023, nas quais foi possível identificar indivíduos membros de uma organização criminosa atuante no estado do Amapá, e em alguns municípios do estado do Pará, responsável por crimes de tráfico de drogas, roubos, homicídios e outros, comandados de dentro do IAPEN.
A investigação identificou que os indivíduos tiveram sucesso em diversos furtos de motores de popa de alta potência, e que planejavam praticar crimes semelhantes em Santana e Mazagão.
Em decorrência das informações prestadas pela Polícia Civil de Ferreira Gomes, foi possível indentificar que os investigados estariam envolvidos em diversos furtos ocorridos na região. Inclusive, o último ocorreu dia 19 de janeiro, em que houve a subtração de um motor.
Após a identificação de um dos sujeitos do crime feito pela vítima, o mesmo confessou sua participação no crime, assim como sua mãe, que confirmou o envolvimento do filho.
Os investigados que já responderam por crimes de tráfico de droga, furto e homicídio qualificado, poderão responder pelos crimes de associação criminosa, furto qualificado e integrar organização criminosa. Em caso de condenação, poderão pegar uma pena de até 23 anos de reclusão.
Fazem parte da Força Tarefa de Segurança Pública (FTSP), a Polícia Federal, PRF, PM, PC, IAPEN e SEJUSP. A ação de hoje contou ainda com a participação do BOPE, Força Tática e GAECO – do Ministério Público Estadual.
Informações: Ascom/PF
Bình luận