Davi e Clécio entregam primeira carreta para coleta itinerante de sangue e medula óssea no AP
Equipamento vai percorrer todos os municípios do estado e capacidade de coleta do Hemoap deverá ser ampliada em mais de 50%
Imagens: divulgação
O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá-Hemoap ganhou, na manhã desta quarta-feira(19), um grande equipamento para captação de bolsas de sangue e medula óssea para a instituição. Especialmente desenvolvido para coleta itinerante em bairros e municípios.
O veículo é fruto de emenda parlamentar do senador Davi Alcolumbre , por meio de convênio com o programa Calha Norte, do Ministério da Defesa e contrapartida do Governo do Estado, no valor total de R$2.463.818,63.
O veículo é totalmente equipado com os recursos necessários para efetuar centenas de coletas diárias. É composto por uma sala de recepção, duas salas de triagem clínica, uma sala de triagem hematológica, uma sala de coleta com quatro poltronas motorizadas, sala de recuperação, copa, banheiro e plataforma de acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência. Totalmente refrigerada, a carreta do Hemoap percorrerá os bairros da capital e os municípios de forma itinerante com o objetivo de ampliar a quantidade de doações através da unidade móvel de coleta externa em uma estimativa de 50%.
De acordo com o diretor do Instituto, Eldren Lage, o prédio do Hemoap, construído há 30 anos, possui atualmente 9 poltronas de coleta. “Quando o prédio foi construído, tínhamos, em média, uma população de cerca de 250,300 mil habitantes; hoje o Amapá cresceu e atendemos uma população de quase 800 mil habitantes com a mesma quantidade de poltronas, essa carreta possibilitará a coleta de, no mínimo, 30 bolsas de sangue diariamente, permitindo que possamos nos deslocar para os bairros e municípios próximos ,de forma itinerante e, com isso ampliar a capacidade instalada do Instituto. Ela é fundamental para atendermos melhor a população, garantindo o estoque, em especial, nesse momento de reestruturação da saúde do estado onde aumentamos o número de atendimentos e cirurgias gerando grandes demandas nos hospitais”, explicou.
O governador do Amapá, Clécio Luís, destacou que a entrega da carreta-reboque é uma prova de que a saúde é prioridade em sua gestão. “Essa carreta significa muito para o estado, as pessoas têm um grande senso de solidariedade, porém, muitas vezes , por serem de menor poder aquisitivo, até o transporte para vir fazer a doação torna-se uma dificuldade. Com esse veiculo poderemos alcançar essas pessoas e, com isso ampliar a capacidade do Hemoap e atender melhor aos que precisam de sangue; a saúde sempre será prioridade no meu governo, assim como é para o mandato do senador Davi”, afirmou.
Dados do Ministério da Saúde mostram que 14 em cada grupo de mil brasileiros são doadores de sangue, o que significa que 1,4% da população doa sangue regularmente, ainda assim a conscientização sobre a importância da doação é fundamental para que se mantenham estáveis os estoques dos bancos de sangue, principalmente em períodos específicos do ano que apresentam baixas de doadores como férias escolares e finais de ano. Ainda, de acordo com o ministério, uma doação pode salvar até quatro vidas.
O general Ubiratan Poty, diretor do Programa Calha Norte ressaltou que o Programa possui hoje mais de 300 convênios em execução ,somando quase 1 bilhão de reais e, nesse universo, o Amapá é campeão de emendas. “ Esses valores significam muito e o Amapá é campeão no que diz respeito à destinação de recursos do Programa Calha Norte para o estado através da articulação do senador Davi”.
Para o senador Davi essa é uma luta constante em defesa da saúde do estado. “Este é um exercício constante de nossa atuação parlamentar em Brasília em busca dos interesses da nossa população. Não é fácil, diante do tamanho do Amapá em comparação a outros estados brasileiros e que ainda possui muitas carências. Graças à construção que fizemos ao longo dos anos e à liderança que alcançamos podemos viabilizar recursos importantes como esse para melhorar a vida das pessoas”, destacou o parlamentar.
“Apresentar uma emenda, trabalhar, um,dois anos para ver essa emenda concretizada, seja na saúde, na compra de um equipamento dessa natureza, que é o primeiro na história do Amapá, significa que estamos facilitando a vida das pessoas para que aqueles que querem ser solidários, através da doação de sangue, agora possam fazer isso no seu bairro, em seu município. É para isso que trabalhamos e eu estou muito feliz em cumprir com mais essa agenda e cumprindo com minhas obrigações como parlamentar”
Inicialmente a carreta-reboque atuará na capital Macapá, atendendo agenda previamente montada pelo Hemoap em bairros mais populosos para coleta e, posteriormente será deslocada para os municípios amapaenses.
Comments