top of page

Garimpos ilegais são alvos de operação em Pedra Branca do Amapari

A operação Água de Prata, deflagrada na manhã dessa terça-feira (4) teve como alvos um região do município de Pedra Branca do Amapari, dentro da Floresta Estadual do Amapá (Flota), onde estariam em operação garimpos ilegais.


Região do Amapari é muito assediada por garimpeiros desde a decada de 1980. Foto: reprodução/internet


A operação é coordenada pelo Ministério Público após denúncias anônimas sobre a atuação de garimpeiros independentes na região. Os mandados de busca e apreensão de materiais e equipamentos foram expedidos pela Justiça Federal e executados em parceria com Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado do MP estadual (Gaeco), Polícia Ambiental, Exército, Polícia Federal e IBAMA.


De acordo com informações do Ministério Público, após as denúncias foram constatados vários crimes ambientais na região onde houve a denúncia.


O MP informou ainda que equipamentos e materiais encontrados na região e que estiverem relacionados com a exploração ilegal de minérios, tipo motores, balsas, barracos e outros, serão destruídos e pessoas retiradas da região.


Não é primeira vez que garimpeiros tentam estabelecer garimpos ilegais na Região do Amapari, dentro de reservas ambientais e indígena. Desde os anos de 1980, muitos garimpeiros migram para aquela região em busca de minérios como ouro e tantalita. Já houve registros, inclusive, de conflitos entre garimpeiros e indígenas da etnia Waiãpi, na região.


Comments


Mais Lidas

bottom of page