Governo e Unifap dão o pontapé inicial para o plano estadual de segurança pública e defesa social
Plano que deverá ser elaborado por técnicos da Unifap e de Órgãos de Segurança prevê ações de segurança pública até o ano de 2030
Fotos: divulgação
O setor de segurança pública é sem dúvida a área mais complexa do Estado e uma ferida aberta no Amapá. E diagnosticar causas e soluções será o principal objetivo de audiências públicas que estão sendo organizadas para debater o setor e ajudar na elaboração de um plano estadual de segurança pública e defesa social. A primeira audiência está marcada para essa quarta-feira, 12, no município de Mazagão, as 9h no Fórum da comarca local e foram convocados para debater o assunto todos os segmentos sociais do município.
As audiências serão realizadas nos 16 municípios do Amapá e vão cumprir a primeira etapa de um projeto que envolve o governo estadual e a Universidade Federal do Amapá (Unifap) e deverá ser concluído somente em meados do segundo semestre deste ano e prevê a definição do plano estadual de segurança pública e defesa social, a política estadual de segurança pública e defesa social e treinamento de representantes do setor de segurança pública para que as metas definidas sejam alcançadas.
O secretário adjunto da Sejusp, Paulo Reyner, disse o plano é de extrema importância para traçar ações estratégicas na prevenção e combate aos crimes. “Através do plano teremos o diagnóstico para definir as formas de atuação para garantir a segurança da sociedade”, ponderou o secretário.
O coordenador do projeto, professor da Unifap Allan Jasper Mendes, por sua vez, disse que ouvir a população de cada município é uma exigência prevista em lei federal. “Além de cumprir o que foi estabelecido em lei, a partir de demanda do Ministério da Justiça, temos a consciência de que essa etapa é de fundamental importância para a elaboração do plano e da política, pois saberemos de perto quais as demandas da sociedade”, explicou o professor.
O projeto
As estratégias montadas para a definição de um plano estadual são partes de um projeto de pesquisa em segurança pública e defesa social coordenado pelo curso de administração da Unifap em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sejusp) e a Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária no Acre (Fundape).
A parceria com o governo amapaense iniciou-se em janeiro deste ano e as primeiras medidas tomadas foram no sentido de mapear todas as ocorrências no Amapá, desde crimes de menor potencial a crimes hediondos, passando por crimes de racismo, feminicídios, LGBTfobia e outros.
Audiências Pública
• Mazagão – 12 de abril
• Oiapoque - 20 de abril
• Laranjal do Jari e Vitória do Jari – 23 a 27 de abril
• Amapá e Calçoene – 2 a 5 de maio
• Cutias – 7 a 10
• Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio – 7 a 11 de maio
• Porto Grande e Ferreira Gomes – 16 a 19 de maio
• Itaubal – 22 a 24 de maio
• Tartarugalzinho e Pracuúba – 22 a 25 de maio
• Santana – 31 de maio
• Macapá – 6 de junho
Comments