Legado da 52ª Expofeira, Startup20 vai reunir delegações de 19 países no Amapá
Vale lembrar que durante a retomada da 52ªExpofeira do Amapá, em 2023, o Governo do Estado assinou uma Carta de Intenção formalizando o encontro mundial, em Macapá. O evento agora é realidade e vai ocorrer no período de 23 a 26 de fevereiro, no Sebrae-AP.
Retomada da Expofeira proporcionou o encontro que hoje é realidade no Amapá
O maior evento do mundo sobre tecnologia, sustentabilidade e inovação, o Startup 20, promovido no Amapá pela Associação Brasileira de Startups, é um dos legados da 52ª Expofeira, retomada pelo Governo do Estado em 2023 para impulsionar o desenvolvimento econômico, o turismo e a cultura.
Durante a Expofeira, o Governo do Amapá assinou uma Carta de Intenção formalizando a realização do Startup20 em solo amapaense. Inédito no Brasil, o evento mundial conta com a parceria do Estado e do Sebrae e, a partir de sexta-feira, 23, vai reunir autoridades e representantes de 19 países para debater alternativas inovadoras para o planeta.
“A Expofeira abriu os olhos do mundo para o Amapá e o resultado disso é o Startup20, o maior evento internacional do setor e vai acontecer aqui, no coração da Amazônia. Esse é um trabalho contínuo do Governo do Estado de coordenar e fortalecer a nossa economia, possibilitando a realização de grandes eventos, que se tornam grandes negócios”, detalha o secretário de Ciência e Tecnologia do Amapá, Edivan Barros.
Incentivo à bioeconomia
Além de inovação tecnológica, o Startup20 busca debater temas de interesse global como a promoção da sustentabilidade sob a perspectiva ambiental, social e governamental, transições energéticas e o potencial revolucionário da bioeconomia. O encontro internacional também vai incentivar o empreendorismo amapaense.
Foram selecionados 30 negócios inovadores, que poderão expor no evento, sendo 10 startups do setor de bioeconomia, 10 da área de tecnologia e inovação e outras 10 que participam de programas de fomento, como Centelha e Inova Amazônia. A seleção foi realizada pelo Sebrae Amapá.
A iniciativa global teve sua primeira edição na Índia, em 2023, como parte das ações do Grupo de Engajamento Startup 20, criado pelo G20, organização internacional das maiores economias do mundo.
Até o momento, 19 delegações já confirmaram presença no Amapá: Índia, Alemanha, Arábia Saudita, Bangladesh, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Indonésia, Omã, Portugal, Suíça, Rússia, Turquia, União Africana, Austrália, Itália, Japão e África do Sul. Entre os estrangeiros, estão empreendedores e agentes públicos.
Representação do Startup20 no Amapá
A Abstartups estará representada pela presidente, Ingrid Barth, pela CEO, Mariane Takahashi, pelo vice-presidente Felipe Matos, pelo CFO, Fabrício de Paula, pelas diretoras de Políticas Públicas, Barbara Furiati, de Programas Especiais, Cláudia Schulz, e pelo diretor de Marketing e Vendas, Paulo Buso.
Entre as autoridades governamentais e regionais, estão o governador do Amapá, Clécio Luís, o secretário de estado da Ciência e Tecnologia, Edivan Barros, o secretário executivo do Ministério do Empreendedorismo da Micro e Pequena Empresa (MEMP), Renato Ferreira, e o presidente do Sebrae Amapá, Josiel Alcolumbre. Após o Amapá, o Startup20 ainda terá agenda em Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.
Startup20 no Amapá
O Amapá é sede do maior evento de inovação e tecnologia do mundo, o Startup20, promovido pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups) em parceria com o Governo do Estado e o Sebrae. O evento internacional, inédito no Brasil, reúne autoridades e representantes de vários países para debater alternativas inovadoras para o planeta.
Em 2023, durante a 52ª Expofeira do Amapá, o Governo do Estado, que desenvolve políticas públicas de incentivo à inovação, empreendedorismo e a bioeconomia, assinou uma Carta de Intenção que formalizou a realização, em solo amapaense,, do encontro que abre oficialmente uma série de eventos do Startup20, que ocorrerão no país, durante o ano.
A iniciativa global, que teve sua primeira edição na Índia, faz parte das ações do Grupo de Engajamento Startup 20, criado pelo G20, organização das maiores economias do mundo, que conta também com outras nações da União Europeia e Africana.
Por: Rafaela Bittencourt/Ascom/Gea
Comments