top of page

Macapá é a segunda pior capital do Brasil, aponta pesquisa

Pesquisa divulgada pela Social Progress Imperative mostra as melhores e piores capitais brasileiras

Foto: Sâmea Fernandes/reprodução int.


Um ranking divulgado nessa quinta-feira, 3, pela imprensa nacional, mostra os dados do Índice de Progresso Social (IPS) 2024 de todas as capitais brasileiras, as com as melhores pontuações em qualidades de vida e as com os piores índices. Macapá (AP) só perde para Porto Velho (RO) como a pior capital do Brasil.


Os dados foram divulgados pela primeira vez este ano, mas vem sendo atualizados desde 2014 pela organização Social Pregress Imperativa. O IPS mede a qualidade de vida considerando o desempenho social e ambiental de diferentes territórios.


Jornal O Globo foi um dos jornais de grande circulação que publicou pesquisa.


Em 2024, o Brasil registrou uma pontuação de 61,83 para todo o país, uma queda significativa em relação à 46ª posição global de 2014 para a 67ª em 2024.


Capitais brasileiras como Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Palmas (TO) e Aracaju (SE) apresentam boas pontuações, todas acima de 67 pontos.


Em contraste, cidades como Boa Vista (RR), Rio Branco (AC), Belém (PA), Maceió (AL), Macapá (AP) e Porto Velho (RO) registraram as menores pontuações no índice, variando de 10 a 62 pontos.


De acordo com especialistas ouvidos pelo site, a falta de políticas públicas voltadas para a geração de renda da população, incentivo ao desenvolvimento econômico, cuidado com o meio ambiente são os principais fatores de Macapá está figurando como a segunda pior capital brasileira.

Comments


Mais Lidas

bottom of page