top of page

Pedro DaLua é eleito presidente da Câmara de Macapá, e Furlan amarga derrota importante

Nunca uma eleição para a presidência da Câmara de Vereadores de Macapá chamou tanta atenção como a da atual legislatura, empossada nessa quarta-feira, 1.

Após ser consagrado como um dos vereadores mais votados de Macapá na eleição de 2024, com 4.309 votos, o vereador Pedro DaLua (UB) foi empossado na noite dessa quarta-feira, 1º de janeiro de 2025, como presidente da Câmara de Vereadores de Macapá (CVM) pelos próximos 2 anos, como prevê o regimento interno da casa. O vereador obteve 17 dos 23 votos, entre eles os de Paulo Nery (PSD) e Luany Favacho (MDB), ambos da base de Furlan, prefeito de Macapá, cujo partido é o mesmo de Luany.


A derrota de Furlan na CVM começou com o resultado da eleição para vereador em Macapá no ano passado (2024), o que reconfigurou para 2025 o jogo de forças entre oposição e situação, com os partidos de oposição a Antônio Furlan elegendo a maioria das cadeiras. Furlan viu seu poder na Casa enfraquecer e ruir – segundo fontes ligadas ao prefeito, isso está lhe causando medo. Para fugir do vexame público na sessão de ontem na CVM, os vereadores que apoiam a gestão Furlan abandonaram o plenário da Câmara antes da votação para a Mesa Diretora.


Embora tenha sido um dos principais opositores de Furlan na Câmara durante o período em que ocupou a vaga (2021/2024) da então titular Adriana Ramos, escalada pelo governador Clécio Luís para assumir a Secretaria de Mulheres, DaLua desempenhou um papel ativo, ao lado do vereador Claudiomar Rosa (PT), reeleito para esta legislatura, denunciando graves denúncias de irregularidades na gestão de Furlan, chegando a abrir denúncias, inclusive, nos Ministérios Públicos do Estado e da União.


Vale ressaltar que o embate entre a oposição e a base do prefeito Furlan nos últimos quatro anos foi um dos que mais chamaram a atenção pela desproporcionalidade. Mesmo sendo a oposição quase um quinto menor que a situação, o barulho contra Furlan foi um dos mais intensos da história.


Ainda com o histórico de oposição, o vereador Pedro Dalua tem afirmado pelos bastidores da política que sua gestão frente a Câmara de Macapá será pautada pelo diálogo, respeito e responsabilidade, com foco nos projetos voltados para a melhoria da qualidade de vida da população.

Comments


Mais Lidas

bottom of page