top of page

Safra de grãos no Amapá pode ter alta de quase 100% em relação a 2022, aponta IBGE

A safra amapaense de cereais, leguminosas e oleaginosas deve alcançar 42,5 mil toneladas de acordo com a estimativa de janeiro do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado nesta quarta-feira (08) pelo IBGE. Este valor é 96,8% ou 20,9 mil toneladas maior que a safra obtida em 2022 (21,6 mil toneladas).


Foto: Jonas Oliveira/Sindilat


A área a ser colhida está estimada em 20 mil hectares, apresentando crescimento de 81,3% frente à área colhida em 2022, aumento de 9 mil hectares.


Principal grão produzido no Amapá, a soja deverá crescer 130% em relação a área plantada e 117,7% em relação a produção obtida em 2022. A oleaginosa deverá atingir uma produção de 37,5 mil de toneladas, em 2023.


"Essa estimativa de aumento da área plantada e produção deve-se ao fato da entrada na lavoura de soja de uma grande empresa proprietária de terras no Amapá", analisa o tecnologista do IBGE, Raul Tabajara. Quanto ao milho, a estimativa foi de 2,7 mil toneladas. Isso representa uma alta de 17% em relação a 2022.


Outro destaque é a mandioca cuja produção está aumentando em relação a 2022, com alta de 6,2%. A produção somou 118,2 mil de toneladas no ano passado. A estimativa para a lavoura em 2023 é de um crescimento de 7,7% na área de plantio do alimento.


Além da soja, milho e mandioca, no Amapá, são acompanhadas as safras de arroz, feijão, banana e laranja, conforme se observa na tabela 1.



Sobre o LSPA


Implantado em novembro de 1972 com o propósito de atender às demandas de usuários por informações estatísticas conjunturais mensais, o LSPA fornece estimativas de área plantada, área colhida, quantidade produzida e rendimento médio de produtos selecionados com base em critérios de importância econômica e social para o país. Ele permite não só o acompanhamento de cada cultura investigada, desde a fase de intenção de plantio até o final da colheita, no ano civil de referência, como também o prognóstico da safra do ano seguinte, para o qual é realizado o levantamento nos meses de outubro, novembro e dezembro.



Informações Ascom/IBGE/Vitor Vidigal


Comments


Mais Lidas

bottom of page