Saiba por que a Tarifa Zero vai dominar as discussões nas eleições deste ano no Brasil
Dois dos jornais mais lidos e respeitados do mundo, com escritórios no Brasil, o The Intercept e o Le Mond Diplomatique, responsáveis por trazer para o debate diário temas relevantes sobre a vida das pessoas, trazem um assunto de grande impacto, cujo teor será pauta central no debate político das eleições municipais deste ano.
No sentido de contribuir com o debate de um assunto que vem impactando negativamente na vida dos macapaenses, o Notícia Temperada deixa ao fim deste texto, três link's de matérias exclusivas de jornais, dois deles de influência mundial, o The Intercept e o Le Mond Diplomatique, amvos explicando os motivos da "Tarifa Zero" no transporte público ser o assunto urbano mais discutido hoje no Brasil e que dominará as discussões nas eleições municipais deste ano. Um terceiro link, trás a grande novidade para a mobilidade urbana.
O artigo do The Intercept analisa como de "forma inédita, o sonho de movimentos sociais anticapitalistas encontrou abrigo em gestões da direita e até no empresariado dos transportes".
Quanto ao assunto destacado pelo Le Mond Diplomatique, é o que justamente vem revoltando os macapaenses e se multiplicando de forma exponencial pelo Brasil a fora, a volta às ruas de movimentos de protestos por direitos na mobilidade.
Assim como o The Intercept, o Diplomatique Brasil mostra que o tema será chave nas eleições municipais e decisivo para combater a desigualdade social nas cidades.
Um terceiro link deixado pelo Notícia Temperada é sobre o SUM (Sistema Único de Mobilidade Urbana), uma interessante proposta que "propõe a criação de uma nova política pública de mobilidade urbana, com o objetivo de assegurar o direito de todas as pessoas à mobilidade urbana de qualidade, acessível e sustentável." É uma revolução no transporte público.
Vale lembrar que a capital do Amapá, Macapá, uma cidade onde mais 60% da população está a baixo da linha da pobreza, vive sua pior crise no transporte coletivo de toda sua história, e sem que a atual gestão municipal, captaneada pelo prefeito Antônio Furlan, abra qualquer possibilidade de gratuidade do uso de uma frota que vem sendo chamada de "lata velha".
Para entender o assunto, deixamos a abaixo os links dos referidos portais:
Comentários