top of page

Segundo dia do Startup20 inicia com lançamentos de editais, assinatura de protocolo e debates

Inovação, empreendedorismo sustentável e tecnologia amazônida, foram assuntos do Startup20, evento internacional que conta com a presença das maiores potências econômicas mundiais e autoridades



O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Amapá, Josiel Alcolumbre, a superintendente Alcilene Cavalcante, a diretora técnica, Suelem Amoras, e o diretor de administração e finanças, Marcell Harb, em parceria com o Governo do Estado (GEA) e da Associação Brasileira de Startups (ABStartup), realizam o segundo dia do Startup20, que acontece na sede do Sebrae em Macapá, no período de 23 a 26 de fevereiro, das 8h às 18h.


Neste sábado (26), o evento contou com um painel de abertura para expor as potencialidades do Amapá, assinatura do Edital Dr. Empreendedor; lançamento do Edital Startup Indústria; e Assinatura do Memorando de Entendimento com o Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), para a construção de um Hub de Inovação no Amapá.


O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Amapá, Josiel Alcolumbre, destaca que sediar o Startup20 é o início da jornada para tornar o Amapá um centro global de inovação, tecnologia e sustentabilidade.

“Nós que estamos no norte do Brasil entendemos nossa responsabilidade com a Amazônia, a importância de cuidar das florestas, rios e de preservar as belezas naturais. Estamos trabalhando e sediando esse evento para que a riqueza natural também possa se tornar fonte econômica, para que empreendedores tenham uma visão sustentável e tecnológica e para o crescimento e transformação de realidade da população amapaense”, disse o presidente Josiel Alcolumbre.



O Governador do Amapá (GEA), Clécio Luís, reitera a felicidade na escolha do Amapá como o primeiro estado do Brasil a sediar o Startup20 e destaca a importância do evento para alavancar os indicadores sociais e econômicos do estado. “Estamos discutindo inovação, tecnologia e agregando esses conhecimentos de forma direta na Amazônia, valorizando a floresta e preservação ambiental. O fato desta discussão estar sendo feita aqui no Amapá é motivo de muita alegria, honra e com a certeza de que isso vai fazer toda a diferença”, declarou o governador Clécio Luís.


Para o Ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, eventos como a Cúpula da Amazônia, COP30 e o Startup20, irão trazer um novo olhar para a região norte, uma mensagem muito forte para o mundo inteiro.


“Estamos em uma agenda do G20, é a primeira vez que o Brasil preside o G20 e a primeira reunião da agenda do Startup20 está sendo aqui no Amapá. Precisamos propagar aos quatro cantos do mundo o trabalho excepcional do cenário empreendedor brasileiro, pois em cinco anos, saímos de zero startups com status de unicórnio para 31 unicórnios consolidadas, e nenhum outro país chegou perto de fazer isso. Mesmo com todos os nossos desafios, estamos sempre entre os principais ecossistemas de inovação e tecnologia do mundo”, disse a presidente da ABStartup, Ingrid Barth.


“A assinatura dos editais e protocolos, tem o objetivo de fortalecer o desenvolvimento da inovação no estado, para que o Amapá se torne um exportador um estado que agregue valor a economia e valorize os ativos ambientais da Amazônia”, declarou o Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Edivan Andrade.


*Maria Clara Araújo/Ascom/Sebrae-AP

Comments


Mais Lidas

bottom of page