top of page

Startup20: artesanato indígena do Amapá será apresentado no evento mundial de inovação e tecnologia

Serão expostos produtos dos povos originários de Oiapoque e Parque do Tumucumaque, a partir desta sexta-feira, 23, no Sebrae.


As biojoias, como brincos, pulseiras, colares e outras peças indígenas, são produzidas com matéria-prima das florestas (Foto: Makesuel Martins)


O Amapá sedia a partir desta sexta-feira, 23, o Startup20, maior evento de inovação e tecnologia do planeta, promovido pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups) em parceria com o Governo do Estado e o Sebrae. Durante o encontro haverá exposições e apresentações de vários produtos relacionados à bioeconomia da Amazônia. Dentre os expositores estarão cinco artesãos indígenas que irão apresentar e comercializar produtos de origem dos povos originários de Oiapoque e do Parque do Tumucumaque.


O evento, realizado pela primeira vez no Brasil, terá o Pavilhão da Bioeconomia, criado com objetivo de permitir o intercâmbio de negócios amapaenses com investidores de outros estados e países. Ao todo, 18 artesãos vão apresentar, além de produções indígenas, peças quilombolas dos municípios Macapá, Oiapoque e Mazagão.


“Especificamente teremos cinco artesãos indígenas dos territórios de Oiapoque, Parque do Tumucumaque e de vários outros povos que estarão incluídos neste momento grandioso e expondo a arte e a cultura indígena. Além dos expositores teremos ainda o artista plástico Yermollay Karipuna, que estará apresentando suas telas durante o evento”, informou a secretária dos Povos Indígenas (Sepi), Sônia Jeanjacque.


A exposição de biojoias como brincos, pulseiras, colares e outras peças indígenas, são produzidas com matéria-prima diretamente das florestas do Amapá, que são as mais preservadas do Brasil, como caroços, folhas, penas, cipós e outros, que serão mostradas para representantes e autoridades de países que representam 85% do PIB mundial.


Startup20 no Amapá

O Amapá é sede do maior evento de inovação e tecnologia do mundo, o Startup20, promovido pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups) em parceria com o Governo do Estado e o Sebrae. O evento internacional, inédito no Brasil, reúne autoridades e representantes de vários países para debater alternativas inovadoras para o planeta.


Em 2023, durante a 52ª Expofeira do Amapá, o Governo do Estado, que desenvolve políticas públicas de incentivo à inovação, empreendedorismo e a bioeconomia, assinou uma Carta de Intenção que formalizou a realização, em solo amapaense, do encontro que abre oficialmente uma série de eventos do Startup20, que ocorrerão no país, durante o ano.


A iniciativa global, que teve sua primeira edição na Índia, faz parte das ações do Grupo de Engajamento Startup 20, criado pelo G20, organização das maiores economias do mundo, que conta também com outras nações da União Europeia e Africana.


Por: Weverton Façanha/Ascom/Gea

Comments


Mais Lidas

bottom of page