top of page

Sucesso de público e programação cultural marcam o retorno da Expofeira do Amapá

Um cortejo multicolorido, com fanfarra, palhaços, pernas de paus,  acopanhado de uma cavalgada saídos a Praia da Fazendinha foi o que marcou a abertura da 52ª Expofeira e fechou com uma explosão musical de Gustavo Lima.


Fotos: Jorge Junior, Aog Rocha e Israel Catdoso


Uma cavalgada com vaqueiros da região da Fazendinha e um cortejo cultural de artistas circenses e de grupos de marabaixo, com a participação do governador, Clécio Luís, marcaram a retomada da 52ª Expofeira do Amapá na sexta-feira, 29. O trajeto começou na praia da Fazendinha e foi em direção ao Parque de Exposições do bairro, dando início oficialmente ao evento, que espera cerca de 1 milhão de visitas em dez dias de programação.


"A Expofeira voltou e voltou valendo! Todo mundo trabalhou muito para que a gente tenha a melhor Expofeira da história, que traga o entretenimento, o lazer e a alegria, mas também que ela gere muitos negócios, empregos e renda", destacou o governador.



A expectativa do Governo do Estado é que a Expofeira movimente mais de R$ 100 milhões na economia do Amapá, com a comercialização de produtos, exposição de iniciativas inovadoras, ações do Setor Primário, com as apresentações artísticas e culturais, além da gastronomia.


A programação retorna após investimento de R$ 34 milhões, por meio do termo de fomento e de ações que reestruturaram o Parque de Exposições da Fazendinha. Parte deste valor foi garantido por meio de repasse do senador Davi Alcolumbre.



"Só foi possível realizar esta feira com a união de quem deseja o melhor para o Amapá. Nestes dias nós vamos provar que o Amapá é um celeiro de oportunidades dentro do processo de desenvolvimento econômico alinhado à Justiça social e ambiental. Que a gente possa diminuir as desigualdades, gerar empregos, renda, fomentar a economia e que a gente conclua esses 10 dias sonhando e desejando a Expofeira do próximo ano", ressaltou Davi.


Outro importante investidor foi o senador Randolfe Rodrigues, que também destinou recursos por meio da bancada federal.


"Quando o Amapá está contente, alegre e feliz, a Expofeira volta e consagra ainda mais essa felicidade. Isso aqui é a história, é a cultura do Amapá, a cultura do Brasil, que acontece no mais belo endereço, na terra da esquina do rio mais belo, com a Linha de Equador. É a recuperação de um evento histórico e que cumpre um importante papel para a economia do estado", descreveu Randolfe.


Para o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a retomada do evento vai evidenciar os potenciais do estado.


"Esse é um momento de fortalecimento da economia, de muito entretenimento, de muita troca de experiências. Não tenho dúvidas de que a retomada da Expofeira vai impulsionar várias agendas no Amapá, que se afirma como um estado que reúne todas as condições para melhorar no seu processo de desenvolvimento humano", celebrou Góes.



Amapá 80 anos

A programação conta um pavilhão especial para celebrar os 80 anos de criação do ex-Território Federal do Amapá, com exposições dos 16 municípios em viagem histórica, com elementos que remetem à cultura amapaense, como fotos, objetos e artesanato. Para o prefeito de Santana, Bala Rocha, eventos como a Expofeira impactam positivamente os municípios.


"Os beneficiados por este evento são as pessoas que moram nos municípios, os artistas, os empreendedores. A pecuária, os investimentos em grãos, os negócios inteiros acontecem nos municípios. Então, estamos muito felizes, porque fortalecer a economia do estado, fortalecer a cultura, fortalecer o turismo, significa fortalecer os municípios todos", disse o prefeito Bala.


*Ascom/Gea


Comments


Mais Lidas

bottom of page